Free Horse Brown MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com
Mundo da Zootecnia: Pluviômetro Caseiro

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pluviômetro Caseiro





Um instrumento fácil de fazer e que permite ao produtor saber quanto choveu em sua propriedade. É o pluviômetro, um aparelho muito utilizado em meteorologia. No mercado há vários modelos à venda, também por preços variados, mas é possível fazê-lo em casa, com materiais baratos e sem complicação.
O pluviômetro parte do princípio de que um litro de água em um recipiente de um metro quadrado de área provocará uma lâmina d'água de um milímetro de altura. Assim, concluí-se que qualquer que seja o tamanho da abertura do recipiente coletor (seja uma garrafa pet, tubo de PVC, uma lata ou outro vasilhame), a quantidade de água coletada será proporcional e a leitura em milímetros poderá ser direta. Cada milímetro de água no recipiente, portanto, equivale a um litro de chuva por metro quadrado (Figura 1).


Figura 1.


O site "Sempre sustentável" (http://www.sempresustentavel.com.br/), de responsabilidade de Edison Urbano, oferece um modelo de pluviômetro caseiro simples e barato.




Para construir um pluviômetro caseiro, conforme a foto acima, você vai precisar de uma garrafa PET lisa, uma régua de plástico, uma fita adesiva larga e transparente, e um punhado de areia com cimento.
Primeiro corte a parte de cima da garrafa logo abaixo onde termina a curva, fazendo assim um funil.
Depois misture a areia com cimento e coloque um pouco de água, formando uma massa, sem deixar ficar muito aguado. Em seguida, coloque no fundo da garrafa até ficar levemente acima da linha entre a parte lisa e a curvatura da base. Dê várias batidinhas nas laterais da garrafa para assentar bem a massa. Quando ver que chegou na linha, jogue um pouquinho de cimento sobre a água que deve ter empoçado, dê mais algumas batidinhas e deixe secar por umas 12 horas. Posteriormente, verifique se a superfície do cimento ficou bem plana. Caso não tenha ficado, jogue um pouquinho de cimento com água para deixar a superfície bem plana. Deixe secar por uns dois ou três dias. Agora prenda a régua verticalmente e do lado de fora da garrafa com a fita adesiva, de maneira que o "zero" da régua fique exatamente rente a superfície do cimento. Coloque o funil na boca conforme a foto acima. Pronto, você já tem um pluviômetro caseiro.
A condição ideal para instalar um pluviômetro é em campo aberto e pelo menos a 1,5m de altura. Veja exemplo na figura abaixo.



Obs: Esta reportagem foi publicada no jornal Diário da Região - AgroDiário - no dia 10/10/2010.

Um comentário:

  1. Parabéns

    Adorei a idéia.


    Professor Luciano lucianoseduc@ymail.com

    ResponderExcluir