Free Horse Brown MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com
Mundo da Zootecnia: outubro 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pluviômetro Caseiro





Um instrumento fácil de fazer e que permite ao produtor saber quanto choveu em sua propriedade. É o pluviômetro, um aparelho muito utilizado em meteorologia. No mercado há vários modelos à venda, também por preços variados, mas é possível fazê-lo em casa, com materiais baratos e sem complicação.
O pluviômetro parte do princípio de que um litro de água em um recipiente de um metro quadrado de área provocará uma lâmina d'água de um milímetro de altura. Assim, concluí-se que qualquer que seja o tamanho da abertura do recipiente coletor (seja uma garrafa pet, tubo de PVC, uma lata ou outro vasilhame), a quantidade de água coletada será proporcional e a leitura em milímetros poderá ser direta. Cada milímetro de água no recipiente, portanto, equivale a um litro de chuva por metro quadrado (Figura 1).


Figura 1.


O site "Sempre sustentável" (http://www.sempresustentavel.com.br/), de responsabilidade de Edison Urbano, oferece um modelo de pluviômetro caseiro simples e barato.




Para construir um pluviômetro caseiro, conforme a foto acima, você vai precisar de uma garrafa PET lisa, uma régua de plástico, uma fita adesiva larga e transparente, e um punhado de areia com cimento.
Primeiro corte a parte de cima da garrafa logo abaixo onde termina a curva, fazendo assim um funil.
Depois misture a areia com cimento e coloque um pouco de água, formando uma massa, sem deixar ficar muito aguado. Em seguida, coloque no fundo da garrafa até ficar levemente acima da linha entre a parte lisa e a curvatura da base. Dê várias batidinhas nas laterais da garrafa para assentar bem a massa. Quando ver que chegou na linha, jogue um pouquinho de cimento sobre a água que deve ter empoçado, dê mais algumas batidinhas e deixe secar por umas 12 horas. Posteriormente, verifique se a superfície do cimento ficou bem plana. Caso não tenha ficado, jogue um pouquinho de cimento com água para deixar a superfície bem plana. Deixe secar por uns dois ou três dias. Agora prenda a régua verticalmente e do lado de fora da garrafa com a fita adesiva, de maneira que o "zero" da régua fique exatamente rente a superfície do cimento. Coloque o funil na boca conforme a foto acima. Pronto, você já tem um pluviômetro caseiro.
A condição ideal para instalar um pluviômetro é em campo aberto e pelo menos a 1,5m de altura. Veja exemplo na figura abaixo.



Obs: Esta reportagem foi publicada no jornal Diário da Região - AgroDiário - no dia 10/10/2010.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

EXPO RIO PRETO 2010

Expo Rio Preto 2010 acontece entre os dias 7 e 17 de outubro. Feira deve reunir mais de dois mil animais e aquecer a economia da região.
A Expo Rio Preto 2010, maior feira agropecuária da região noroeste do Estado de São Paulo, acontece este ano entre os dias 7 e 17 de outubro no recinto de exposições Alberto Bertelli Lucatto. Esta edição da feira pretende aquecer a economia da região, que tem seu foco na agropecuária.
São esperados mais de dois mil animais. Durante os 10 dias de Expo Rio Preto serão realizados leilões de gado das melhores raças, entre elas, Nelore, Brahman, Angus, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Canchim. Os muares, os cavalos Manga Larga e Lusitano também são presença confirmada no recinto.
O público poderá conferir ainda as provas do laço e de marcha . A programação da Expo 2010 inclui ainda palestras técnicas nas quais os interessados poderão se atualizar sobre o setor do agronegócio.
O presidente da Expo Rio Preto 2010, Moacyr Seródio, acredita que os números do ano passado serão superados. “A expo 2010 trará para Rio Preto os melhores animais e a certeza de bons negócios aos investidores”, afirma Moacyr que ocupa ainda o cargo de secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.
No campo do entretenimento, atrações como Luan Santana, Exaltasamba, Restart, Cesar Menotti & Fabiano, Rionegro & Solimões, Padre Fábio de Melo, Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo e Latino prometem levar multidões ao evento.

Programação






Juntamente com a Expo Rio Preto, teremos o 5° Seminário de Agronegócios ( 8 a 15 de outubro) no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Locatto

Palestras

08/10
- 08h45min - Credenciamento e café da manhã.

- 09h00min - Palestra - Controle você o futuro do seu empreendimento rural (Palestrante Profª Me. Miriam P. Bueno) - Titulação: Docente da FATEC Rio Preto e Mestrado em Agronegócios - UFMS.


- 14h00min - Palestra - Manejo pré-abate em frangos (Palestrante Prof Dr. Fábio R. Leonel) - Titulação: Docente da FATEC Rio Preto e Doutorado em Zootecnia - UNESP - Jaboticabal.

13/10
- 08h45min - Credenciamento e café da manhã.
- 09h00min - Palestra Mercado da Borracha e perspectivas para a heveicultura.( Palestrante: Prof. Augusto Hauber Gameiro) - Titulação: Docente da USP e Diretor da APABOR.

- 14h00min - Palestra - Mercado e tendências na produção e comercialização de limão tahiti (Palestrante: Waldyr Sérgio Promicia) - Titulação Presidente da ABPEL e Diretor da Itacitrus.

-14h45min - Palestra - Mercado e tendências na produção e comercialização de laranja (Palestrante: Aparecido Donizete Marconato) - Titulação: Diretor da Bascitrus.
14/10
- 08h45min - Credenciamento e café da manhã.

- 09h00min - Palestra - Caso de sucesso da Copercaiuá Carnes Nobres - novilho precoce - Umuarama - PR (Palestrante Vinicius de Oliveira Chimenes) - Titulação: Zootecnista UFPR e Especialista em Agronegócios ESALQ-USP.

- 14h00min - Palestra - Manejo de bovinos leiteiros em sistemas intensivos de produção (Palestrante Profª Me. Rafaela carareto) - Titulação: Docente da FATEC Rio Preto e Doutranda em Ciência Animal e Pastagens - ESALQ-USP.

- 14h45min - Palestra - Manejo reprodutivo de novilhas leiteiras (Profº Maurício Barros Fernandes, M.Sc.) - Titulação: Docente da UNIRP e Médico Veterinário responsável pela Fertvitro da UNIRP.

15/10
- 08h45min - Credenciamento e café da manhã.

- 09h00min - Palestra - As perpectivas de viabilidade da cana de açucar para os pequenos e médicos fornecedores (Palestrante João Pedro Gumieri) - Titulação: Presidente Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva.

- 14h00min - Palestra - Produzindo com eficiência na ovinocultura - caso de sucesso de produtores da região (Palestrante Alexandre Pinto César) - Titulação: Produtor e Presidente da Anpovinos.

- 14h45min - Palestra - Como comercializar bem com parcerias - caso de sucesso Fazenda Santo Antonio e Frigorífico VPJ (Palestrante Maria de Lourdes Aidar Coelho) - Titulação: Gerente da Fazenda Santo Antonio.


INSCRIÇÕES/ INFORMAÇÕES:

0800-570 0800