Free Horse Brown MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com
Mundo da Zootecnia: 13 de Maio: Dia do ZOOTECNISTA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de Maio: Dia do ZOOTECNISTA


A zootecnia surgiu na França em 1948 da visão futurista de um nobre o conde Gasperin, que propôs a divisão do ensino das plantas, agronomia, do estudo das técnicas de criação dos animais para o qual sugeriu o termo zootecnia logo aceito em todo mundo, menos nos países de língua inglesa que adotaram, também com coerência o termo "animal science".


Para tanto foi criada no Instituto Agronômico de Versailhes em Paris a "cátedra" zootecnia e escolhido para lecionar sob concurso o jovem naturalista Emile Beaudment, que, aliás, com sua tese revolucionária para época, considerou os "animais como verdadeiras máquinas vivas, transformadoras e valorizadoras dos alimentos", tese essa que continua até hoje como o fundamento teórico da zootecnia em todo mundo, pois o jovem Emile já previa aí a relação: máquina animal x fazenda empresa.

No dia 13 de maio de 1966, surgia a primeira Faculdade de Zootecnia do Brasil, na cidade de Uruguaiana/RS, denominada Faculdade de Zootecnia de Urguaiana, tendo como idealizadores, os professores Octavio Domingues e José Francisco Felice.

O professor Domingues era um visionário, pois já nessa época previa a importância do "ambiente" para um bom desempenho animal, isso porque somente há uns dez anos atrás é que o estudo da ambiência veio ter ênfase nos currículos da zootecnia, outra coisa importantíssima foi considerar a zootecnia como uma ciência econômica, pois a economia está no âmago da zootecnia, sem uma gestão econômica não se faz uma pecuária viável, sendo essa, portanto a principal atividade dos zootecnistas na fazenda, a gestão do agro negócio, feita principalmente através de uma "ferramenta" simples, porém de grande valia, que é o controle, tanto econômico como zootécnico, pois só através do controle é que serão geradas as informações, através das quais o zootecnista terá plenas condições de tomar as decisões necessárias a fazer as transformações tornando a fazenda uma empresa lucrativa ou pelo menos organizada, pois poucos são os criadores que utilizam essa ferramenta de gestão.

O país está crescendo muito no setor de agronegócio e, a cada dia, surge a necessidade de profissionais qualificados para trabalhar nessa área. Estima-se que, um terço da riqueza produzida no Brasil tem origem no campo. Nesse sentido, os zootecnistas atuam no fomento à pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos rebanhos, além de estudarem alternativas de produção racional de diferentes espécies animais. Também contribuem para os avanços da genética animal, dos sistemas intensivos de criação, crescimento da avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e leite.

O zootecnista, às vezes, é confundido com o veterinário. O zootecnista responde pelo desenvolvimento de produtos de origem animal, trabalhando nas etapas do sistema de produção como alimentação, atividades de melhoramento genético, reprodução, controle da qualidade do produto final. Já o veterinário atua como médico, tratando os animais (em caso de doenças, por exemplo), na maioria das vezes dentro de um sistema de produção.

O profissional da área de zootecnia também pode realizar pesquisas de nutrição e alimentação, acompanhando a fabricação e o controle da qualidade de rações, vitaminas e produtos de higiene e saúde para o animal.



Fonte: Jornal de Hoje
           Instituto Federal de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário