Free Horse Brown MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com
Mundo da Zootecnia: Armadilha simples ajuda no combate aos ratos

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Armadilha simples ajuda no combate aos ratos

Um balde grande e um pouco de madeira são suficientes para construir uma armadilha para capturar ratos.

 A estrutura pode ser instalada em depósitos, armazéns e outros locais. É uma estrutura simples, barata e fácil de fazer.


A armadilha utiliza duas ripas de madeiras fixadas transversalmente, uma maior, que servirá de apoio no alto do balde, e a outra menor, basculante, fixada na maior. A parte móvel pode ser feita por meio de um eixo e presilhas.

Na ponta da parte móvel é fixado um pedaço de queijo seco. É importante que esta peça permaneça na horizontal, mas ceda facilmente ao peso do rato e retorne rapidamente à posição anterior assim que o animal deixar de pressioná-la. A idéia é que o rato, ao pisar na peça basculante se desequilibre e caia no balde, ficando preso.

No fundo do balde deve ser colocada água, que ajudará a dar estabilidade ao recipiente. A quantidade de água deve ser suficiente para que o rato não consiga saltar, mas permaneça longe da borda do balde.

Um pouco acima do nível da água, pode-se fixar com cola dois ou três pedaços de queijo na parede interna do balde. O rato que desistir de pegar o queijo na peça basculante poderá ser atraído por essas iscas suplementares e cair na armadilha.

O acesso do rato à armadilha é feita com uma madeira, que servirá de rampa. Uma extremidade ficará encostada ao chão e a outra lateral à armadilha. Observe a figura a seguir.

                                                                              Belisário/Editora de Arte

Para evitar acidentes com crianças e animais domésticos, não é recomendável deixar a armadilha com veneno na água. O abate de ratos capturados deve ser feito posteriormente, por alguém responsável.

Fonte: Agro Diário. Publicado em 13/03/2011, no jornal Diário da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário